(11) 4158-5406   (11) 98232-0183    (11) 99627-0721
Pesquisar Clínica

Alcoolismo e suas consequências no meio social

6 de maio de 2016

Alcoolismo é uma intoxicação aguda ou crônica provocada pelo consumo de bebidas alcoólicas, que chega a criar hábito e dependência ou toxicomania. É uma doença progressiva, incurável e fatal se o alcoolista não parar de beber. Pode ser detida, mas se não for, levará suas vítimas a doenças físicas, loucura ou morte prematura. Além disso, os alcoólicos poderão se envolver em situações psicossociais desagradáveis como: desestruturação familiar, desestruturação psíquica, desemprego, solidão, crime e marginalidade. No Brasil, os problemas relacionados com o abuso e dependência do álcool são cada vez mais objetivos de preocupação por parte das autoridades governamentais, profissionais de saúde, da educação e da família, em decorrência do crescente aumento do consumo pela população, atingindo, de forma indiscriminada, homens, mulheres, adolescentes e idosos, independentemente de classe social. A Nova Enciclopédia Barsa (2001), nos apresenta que as causas do alcoolismo podem ser esquematicamente divididas em:

1) ocasionais  quando determinadas pelo próprio meio ambiente;

2) secundárias  quando a ocorrência do hábito se faz após um transtorno mental, como a epilepsia e a arteriosclerose cerebral;

3) alcoolismo de causa psicopática  quando disposições caracterológicas congênitas facilitam o vício;

4) alcoolismo por conflituação neurótica  o desenvolvimento neurótico da personalidade é que vai condicionar o aparecimento do hábito. Segundo Losovski (1998, p. 65), O alcoolismo não atinge apenas um indivíduo, mas sim toda a família. O desajuste que provoca no lar, o drástico impacto na formação da personalidade dos filhos, mostra que nós não estamos diante de um indivíduo enfermo, mas de uma família que adoeceu e é ela em conjunto que deve ser recuperada.

 

Referência: Clínicas Master

Publicado em Geral por Gonçalves

AJUDE A SALVAR UMA VIDA!

Curta nossa página e ajude a divulgar nosso trabalho.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Ainda não tem certeza qual a melhor atitude? Receba nosso conteúdo exclusivo.